Metodologia de Avaliação PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Aos estudantes deste curso exigir-se-á um elevado grau de participação activa, não podendo os mesmos ser meros espectadores no processo de ensino-aprendizagem. Realizar-se-ão avaliações, quer do grau de aprendizagem atingida pelos estudantes, quer do nível de desempenho dos facilitadores, bem como do grau de satisfação dos estudantes e docentes em relação ao curso e à qualidade dos processos de ensino-aprendizagem e dos materiais produzidos/distribuídos. Dum modo geral, qualquer que seja o método de ensino-aprendizagem adoptado para qualquer um dos Módulos, a avaliação será essencialmente composta pela avaliação formativa e avaliação certificativa.

Por outras palavras, a avaliação dos estudantes terá um carácter formativo (auto-avaliação, avaliação por pares, etc.) e um carácter certificativo (avaliação final). A avaliação formativa dos participantes far-se-á ao longo do processo de aprendizagem em cada um dos Módulos. A avaliação certificativa será realizada no final de cada Módulo. A avaliação certificativa será opcional para os estudantes ocasionais e será obrigatória para os estudantes inscritos no Mestrado. Entretanto, os estudantes ocasionais poderão sujeitar-se às avaliações certificativas se pretenderem obter créditos válidos. Será conferido uma espécie de certificado de competências referente ao Módulo ou ao tópico do Módulo avaliado. Os estudantes que não o quiserem, terão direito a um certificado de participação, desde que tenham uma frequência correspondente a 80% da carga horária do Módulo em referência.

 Entretanto, são várias as formas de avaliação possíveis no âmbito da aprendizagem baseada em problemas. A avaliação em um currículo baseado em problemas tem duas finalidades: a avaliação da progressão do aluno e a avaliação da qualidade dos trabalhos pedagógicos. Assim, a avaliação não é exclusiva do método. Ao contrário, identifica-se com os objectivos de qualquer processo avaliativo, voltado para o bom desempenho no processo de ensino-aprendizagem.

 A Aprendizagem Baseada em Problemas tem uma sequência de problemas a serem estudados. No término de um problema inicia-se o estudo do outro. O conhecimento adquirido em cada tema é avaliado no final de cada módulo, com base nos objectivos estabelecidos para cada módulo. Assim, os estudantes serão submetidos à avaliação contínua dos conhecimentos ao final de cada série de problemas (auto-avaliação e avaliação pelos pares ou membros do grupo, pelo tutor, etc). Numa abordagem de aprendizagem baseada em problemas é fundamental que o estudante receba um parecer sobre o seu desempenho assim como o desempenho relativo dos restantes membros do seu grupo de aprendizagem ou tutorial. A percepção que conseguir ter do seu posicionamento entre os seus colegas do grupo permitir-lhe-á avaliar o seu nível de esforço dispendido e de conhecimento adquirido e em que domínios necessita de melhorar o seu desempenho. A avaliação contínua (formativa) terá um peso de 25% na nota final do módulo.

A avaliação modular (certificativa) ocorre no fim de cada um dos módulos. Esta avaliação tem como finalidade principal avaliar os conhecimentos e as habilidades adquiridas no âmbito desse respectivo módulo. Esta avaliação realizada no final de cada módulo temático terá um peso de 75% na nota final do módulo e poderá ser efectuada em forma duma prova escrita, duma prova prática, duma apresentação oral, ou outra modalidade a ser definida pelo corpo docente ou de facilitadores do módulo.

Para os módulos que adoptarem as abordagens clássicas de ensino-aprendizagem a avaliação também terá duas componentes: a avaliação formativa (ou contínua) com um peso de 25% na nota final e a avaliação certificativa (ou modular) com um peso de 75% na nota final.

Para que um estudante aprove terá que ter uma nota mínima de 10 valores (dum total de 20) no final de cada Módulo.

 

http://www.msp.uem.mz/media/system/Canli-bahis-siteleri.html
http://www.msp.uem.mz/media/system/Canli-casino-siteleri.html
http://www.msp.uem.mz/media/system/Deneme-bonusu-2024.html
http://www.msp.uem.mz/media/system/Deneme-bonusu-veren-siteler.html
http://www.msp.uem.mz/media/system/Guvenilir-bahis-siteleri.html
http://www.msp.uem.mz/media/system/Guvenilir-casino-siteleri.html